sexta-feira, 10 de outubro de 2014

#FicaaDica: Desvendando a tabela nutricional


Oi amores, tudo bom?

Todo mundo sabe que eu tô naquela luta com a balança né? Eu tinha um sério problema para desvendar as siglas da tabela nutricional do alimentos, essa semana recebi da Marca de Adoçantes Finn uma dica super bacana para acabar de vez com as dúvidas na hora de ler a tabela nutricional.

Imagem meramente ilustrativa

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A sigla que acompanha as tabelas nutricionais significa valor diário e indica a quantidade de calorias e nutrientes que o alimento apresenta em relação a uma dieta média de 2.000 kcal (padrão médio para uma pessoa adulta).

Valor Energético
O valor energético de um alimento é a quantidade de calorias que ele possui. Ele representa a energia que o corpo produz após o consumo de determinada porção de alimento e pode aparecer na unidade kcal (quilocaloria) e kJ (quilojoules).

Carboidratos
Os carboidratos são uma fonte de energia para o corpo e são encontrados em pães, massas, farinhas, tubérculos e doces em geral. A parcela não utilizada pelo organismo é estocada na forma de gordura e pode gerar acúmulo de triglicérides, que causam doenças cardiovasculares. A necessidade diária de um adulto saudável é de 300g.

Proteínas
As proteínas ajudam a construir e conservar os tecidos, órgãos e células e sua ingestão é essencial para quem deseja criar músculos. Como demoram mais tempo para serem digeridas e absorvidas, elas proporcionam sensação de saciedade. São encontradas em carnes, lácteos e leguminosas (soja, grão de bico, feijão etc) e, para um adulto, a necessidade diária é de 75g.

Gorduras totais
As gorduras são nutrientes muito energéticos e ajudam no transporte das vitaminas A, D, E e K. O valor indicado para as gorduras totais representa a somatória de todos os tipos de gordura do alimento: poli-insaturadas, monoinsaturadas, saturadas e trans. Consumidores que buscam saúde e boa forma precisam prestar atenção extra neste item, já que, quando consumido em excesso, pode engordar. Necessidade diária de 55g.

Gorduras saturadas
As gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal: carnes, queijos, leite integral, manteiga, entre outros. Atenção! Se ingerida em excesso, pode aumentar o risco de doenças cardiovasculares. Para elas, a necessidade diária é de 22g. 

Gorduras trans
As gorduras trans estão presentes principalmente nos alimentos industrializados que contêm gorduras vegetais hidrogenadas (bolachas, salgadinhos etc). Estudos científicos comprovaram que a gordura trans, além de aumentar os níveis do colesterol ruim, o LDL, diminui a taxa de colesterol bom, o HDL. Se ela está presente na tabela nutricional, muita atenção. Não existem necessidades diárias estipuladas para as gorduras trans, mas seu consumo não pode passar de 2g por dia.

Fibra alimentar
As fibras alimentares são essenciais para o bom funcionamento: elas controlam as taxas de glicemia e colesterol, mantêm as funções intestinais e aumentam o efeito de saciedade. Elas são mais encontradas em frutas, hortaliças e alimentos integrais. Necessidade diária de 25g.

Sódio
O sódio é essencial para a regulação hídrica e desempenho do cérebro. Porém, em excesso, pode provocar retenção de líquidos e aumento da pressão arterial. Por isso, uma dieta equilibrada em sódio é importantíssima. O valor de necessidade diária é 2400 mg, mas existem estudos que mostram que o brasileiro consome até o dobro de sódio em seu dia a dia. Por isso, atenção neste item da tabela e no saleiro.

Para quem não sabe, a presença da tabela nutricional em todos os alimentos industrializados, incluindo os sanduíches fast-food, é obrigatória por determinação da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Informações como valor energético, quantidade de gorduras, proteínas e carboidratos devem estar legíveis nos rótulos dos produtos. Mas essa determinação que foi implementada para nos orientar muitas das vezes acaba por nos confundir.
Agora que você já sabe um pouco mais da interpretação da tabela nutricional, vai ficar mais fácil ler tudinho com calma na próxima visita ao supermercado.

Beijos e até a próxima,  

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada pela visitinha flor, volte sempre que quiser!

      Beijos,

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  2. É sempre bom saber dessas informações para comprarmos com consciência.

    Beijos,
    Rafaela

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    Respostas
    1. Agora que eu estou levando a sério essa coisa de alimentação saudável estou muito mais ligada nessas coisas, até mesmo pra evitar as pegadinhas dos "alimentos saudáveis".

      Obrigada pela visitinha, e volte sempre Rafa!

      Beijos,

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