sexta-feira, 14 de novembro de 2014

#FicaaDica: Você sabe o que é o Diabetes?



Oi amores, tudo bom:?

O nosso #FicaaDica de hoje vai abordar um tema de saúde: O Diabetes.

Você sabe o que é essa doença? Sabe como tratar e/ou prevenir? Vem comigo que eu te conto!



  • O que é Diabetes? É  uma doença que têm por característica  o acúmulo de açúcar no sangue devido à falta total ou parcial da insulina, hormônio produzido pelo pâncreas. A insulina tem a função de quebrar as moléculas de açúcar no sangue e transportá-las para dentro das células para que estas tenham energia e funcionem perfeitamente. Portanto, quando não há insulina a célula morre.A falta da insulina pode ter causas diferentes. A primeira causa, o diabetes tipo 1 ocorre porque o próprio organismo ataca as células que produzem insulina, levando o pâncreas a produzir pouco ou nada do hormônio. O diabetes tipo I é mais comum em indivíduos jovens (crianças e adolescentes) e exige a aplicação diária de injeções de insulina.
    Já o diabetes tipo 2 é desenvolvida porque a insulina não consegue adentrar as células. Esse tipo corresponde a 90% dos casos e atinge, em sua maioria, adultos com mais de 40 anos,obesos, indivíduos sedentários e com maus hábitos alimentares. Em grande parte dos casos a medicação é feita por via oral. Indivíduos com excesso de peso são os mais propensos, pois a gordura dificulta ainda mais a entrada de insulina na célula.

  • Como prevenir? O Diabetes tipo 1,por ser uma deficiência do organismo, não existe medidas conhecidas de prevenção. É uma doença que chamamos "de nascimento". Já o Diabetes tipo 2 podemos prevenir a partir das mudanças simples e gradativas no nosso dia a dia. Mudar os hábitos alimentares, diminuir o consumo de açúcares e produtos industrializados, e claro, incluir na nossa rotina exercícios físicos.
Se eu não tratar, o que acontece?

O Diabetes não tratado, ou com um tratamento inadequado pode evoluir para muitas complicações. Desde o já conhecido problemas com a cicatrização até o coma. Abaixo algumas das complicações:

  • Pode afetar os olhos levando a doenças como: Catarata,Retinopatia diabética, Glaucoma e Edema macular;
  • Pele e Membros Inferiores: O paciente com diabetes está mais propenso a ter problemas nos pés devido à lesão nos vasos sanguíneos e nos nervos. Pequenas feridas ou rachaduras na pele podem tornar-se em feridas profundas na pele se não forem tratadas adequadamente. Se essas feridas  não melhorarem ou se tornarem maiores ou mais profundas, poderá ser necessário amputar o membro afetado.
  • Sistema Circulatório: O risco de um diabético de ter um ataque cardíaco é equivalente ao de quem já teve um. Outros problemas nos vasos sanguíneos e cardíacos incluem: Lesão nos vasos sanguíneos que suprem as pernas e os pés (doença vascular periférica), Hipertensão Arterial (Pressão Alta), níveis elevados de colesterol (sobretudo o colesterol ruim), Acidente Vascular Cerebral (AVC, Derrame Cerebral).
  • Sistema Nervoso: Podem ocorrer danos aos nervos, o que significa que se um paciente com diabetes pode não sentir um machucado até que se desenvolva uma grande ferida ou infecção. O dano nervoso causa dor e dormência nos pés, além de vários outros problemas no estômago e nos intestinos, no coração e em outros órgãos.
  • Ainda na lista de complicações do Diabetes estão: Infecções no trato genital feminino, na pele ou no trato urinário, Doença renal ou insuficiência renal (nefropatia diabética), Dificuldades para obter ou manter uma ereção (impotência).


Como em outras doenças a prevenção é sempre a melhor saída, porém se a doença já se instalou o única saída é seguir o tratamento seriamente e se esforçar para a mudanças dos hábitos e costumes que podem agravar a patologia. Hoje, 14 de Novembro é celebrado o dia Mundial do Diabetes um dia de conscientização e para a educação em saúde voltada para esse tema.

Espero que vocês tenham gostado desse post, e que também tenham tirado algumas dúvidas sobre o assunto.

Um beijo, e até o próximo!

Fontes :http://www.diamundialdodiabetes.org.br/2014/11/14/por-que-um-circulo-azul/
http://gastro.com.br/noticias/populacao-tem-10-de-chance-de-ter-diabetes/
http://www.minhavida.com.br/saude/temas/complicacoes-do-diabetes

3 comentários:

  1. Muito importante este post, meu avô já teve, ele descobriu cedo fez tratamento, e esta com 84 aninhos firme e forte!
    Sem duvida a prevenção é muito importante!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Ana, a prevenção sempre é a melhor saída até para o nosso bolso!

      Beijos,

      Excluir
  2. Tenho muita preocupação com isso, deve ser muito desconfortável ter diabetes e ter que se preocupar ainda mais com tudo e qualquer coisa que come. Muito bom o post, difícil ver alguém abordando o assunto.
    Beijinhos

    Diva Prendada | Fanpage

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário! Se você tiver um blog, deixe seu endereço aqui também, vou adorar conhecer seu cantinho!

Postagem em destaque

[Post Especial] Para Nós, todo amor do mundo

Sem pretensões você chegou, pegou na minha mão, olhou nos meus olhos e ouviu tudo o que eu falava. E olha que eu falei muito! Aq...