sexta-feira, 24 de abril de 2015

#FicaaDica: Você conhece os métodos contraceptivos?

Boa tarde meus amores, tudo bom?

Hoje o #FicaaDica vai falar sobre saúde e métodos contraceptivos ou anticoncepcionais. Vou tentar fazer um resumão com os mais conhecidos da nossa população!
Vamos conhecer? 







  • O que são métodos contraceptivos: 
   São maneiras, medicamentos, objetos e cirurgias usados pelas pessoas para evitar a gravidez.Existem métodos femininos e masculinos. Existem métodos considerados reversíveis, que são aqueles em que a pessoa, após parar de usá-los, volta a ter a capacidade de engravidar. Existem métodos considerados irreversíveis, como a ligadura de trompas uterinas e a vasectomia, porque,após utilizá-los, é muito difícil a pessoa recuperar a capacidade de engravidar. Por isso, para optarem pela ligadura de trompas uterinas ou pela vasectomia como método anticoncepcional, as pessoas precisam estar seguras de que não querem mais ter filho.

  • Pílula Anticoncepcional: 
      Um dos métodos contraceptivos mais usados em todo o mundo é a pílula anticoncepcional. Esse método, que foi lançado no mercado em 1960, é, sem dúvidas, um importante avanço no que diz respeito ao aumento da autonomia feminina, uma vez que as mulheres podem ser ativas na decisão de ter ou não um filho.Existem diferentes pílulas presentes no mercado, sendo as mais utilizadas aquelas compostas por estrogênio e progesterona sintéticos, que são bem semelhantes aos hormônios produzidos pela mulher. Esse tipo de pílula, também chamado de combinada, atua mantendo a concentração constante desses hormônios e impedindo, assim, a ovulação. 


Cartelinhas de Pílulas | Foto Web
  •  Diafragma:
     O diafragma, um método anticoncepcional de barreira, é uma cúpula rasa feita de silicone (ou látex), com bordas firmes e flexíveis. Cobrindo o colo do útero, impede a passagem dos espermatozoides, evitando a fecundação.Além de prevenir contra a gravidez, não tem efeitos hormonais, seu uso pode ser interrompi
Diafragma | Foto Web
do a qualquer momento, é relativamente fácil de ser usado, pode ser colocado em até seis horas antes da relação sexual, não é sentido pelo parceiro, e pode durar por até dois anos. 







DIU | Foto Web
  •  Dispositivo Intra Uterino - DIU : 
    É um objeto colocado dentro da cavidade uterina para impedir a gestação.  É um método seguro e eficaz de contracepção, associado a poucos efeitos colaterais. Os DIUs não medicados são menos utilizados atualmente, e consistem em uma haste de polietileno impregnada com um pouco de bário para ser visualizada ao RX. Ainda são bastante utilizados na China. Em nosso meio contém cobre ou, mais recentemente, se encontram os DIUs medicados com progestágenos levonorgestrel = MIRENA. 
     


    Lembrando que esses são apenas os mais comuns e conhecidos da nossa população. Não podemos esquecer da já "vovózinha" camisinha masculina que além de prevenir uma gravidez indesejada ainda protege de doenças sexualmente transmissíveis.Também temos a camisinha feminina que cumpre o mesmo papel da masculina.
    É importante ressaltar que a orientação de um profissional médico com habilitação em ginecologia é sempre a escolha mais acertada. Após conhecer sua história e com o resultado de alguns exames bem simples, este profissional irá decidir juntamente com você qual o método que melhor se encaixa com seu perfil. 

    Vamos cuidar do nosso bem mais precisoso, nossa saúde!


     

    Um beijo e até a próxima. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário! Se você tiver um blog, deixe seu endereço aqui também, vou adorar conhecer seu cantinho!